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Metal Gear Solid 3 Subsistance

Metal Gear Solid 3 Subsistance

Publicada as 15:07h em 13 de abril de 2010


Metal Gear Solid 3 Subsistance é uma readaptação com pequenas melhorias para o jogo Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Este título perpetua as principais características da série, com algumas pequenas melhorias em termos de jogabilidade, além de alguns extras que beneficiam especialmente os mais ávidos fãs da série.

A principal novidade é um novo foco dinâmico de câmera em terceira pessoa, que facilita os movimentos de Snake assim como ajuda na movimentação pelo cenário. Junto ao jogo, estão os 2 primeiros títulos de toda a história da franquia, ainda na plataforma MSX, em versão emulada. A história — o resgate de um cientista dotado de conhecimentos importantes, que está nas mãos da terrível União Soviética — permanece o mesmo, assim como os ótimos gráficos, permeados pela selva e densas florestas, e uma trilha sonora de qualidade e participativa com a jogabilidade.

Diante desses fatores, Metal Gear Solid 3: Subsistance é apenas uma melhoria ligeira para a versão Snake Eater, o que não faz do jogo nem um novo título, nem mesmo uma expansão.

Com algumas adições em relação ao antecessor Snake Eater, Subsistance é uma boa pedida para os fãs da série.

Com uma longa história, a franquia Metal Gear sempre conseguiu manter uma linha de jogo única, contendo uma narrativa cinematográfica, presença constante de diálogos, humor peculiar e apelo tático próprio, tudo isso nas mãos do diretor de jogo Hideo Kojima. Desde os primórdios do primeiro título, em 1987, houveram aqueles que gostaram incondicionalmente dessa mecânica e aqueles que a detestaram. Esse fato permanece nesta versão do Metal Gear — uma simples readaptação de Metal Gear Solid 3 Snake Eater —, que simplesmente acrescenta um foco de câmera variável em terceira pessoa, modo de jogo online, os 2 primeiros jogos da franquia em versão emulada além de outros pequenos extras. Não há, portanto, mudança considerável alguma no jogo em si, sendo mais uma diversão para os fãs do que para o grande público.

Snake Eater

Antes do jogo iniciar o jogador tem a opção de escolher entre 4 níveis de dificuldade além do estilo de jogo, dando a opção “Estou jogando Metal Gear pela primeira vez” ou a possibilidade de se escolher estilo da primeira, segunda ou terceira versão da série. Após isso uma cutscene apresenta o protagonista, Snake, prestes a saltar de um avião, em uma contexto situado no pós Segunda Guerra, em plena guerra fria. A missão é resgatar um cientista que detém conhecimentos bélicos importantes, e está sendo coagido a trabalhar para a União Soviética.

O cenário disso tudo se dá principalmente em florestas, bem distante dos corredores e contêineres apertados das outras versões. Os mapas estão mais abertos e, apesar dos caminhos serem lineares, com poucas alternativas de rotas, a impressão é a de um jogo maiores possibilidades táticas de emboscadas e ataques furtivos. O controle para tanto não está nem um pouco amigável para os iniciantes, havendo muitas possibilidades escondidas. O ideal é o jogador ficar atento aos movimentos apresentados em uma das opções do menu inicial do jogo, que contém os golpes, maneiras de se enforcar e andar discretamente do Snake. Contudo, dentro dos diálogos diversas dicas, algumas bastante simples são apresentadas ao jogador. Essa maneira de ensinar a jogabilidade possui dois pontos negativos: o primeiro é que descontextualiza totalmente a história, remetendo o jogador a um aspecto externo à história; o segundo é que ele se soma aos infindáveis diálogos que existem entre Snake e seus superiores. É curioso notar que ele atente à
s ligações em plena batalha, congelando a ação e permitindo um bate-papo sem limites.

Snake-camaleão

Uma das novidades interessantes apresentadas é a presença de vários tipos de camuflagem a serem usadas nos diversos terrenos, cada uma concedendo um bônus especifico. Não só a roupa pode variar mas também a pintura aplicada no rosto. Esse bônus é apresentado em uma porcentagem de 0 a 100, onde 100 por cento indica invisibilidade total aos inimigos. A quantidade de barulho e a posição de Snake no mapa também conta. Quando ele está em agachado ou se arrastando entre a grama, este número aumenta consideravelmente. Por falar em grama e obstáculos passíveis de servirem como esconderijo, é bom ficar sempre atento a itens escondidos dentro deles, pois é muito provável que exista algum.

O sistema de vida e cura funciona de maneira diferente e bastante inventiva. Em vez de ficar coletando inúmeros kits de curas espalhados pelo mapa, o jogador agora deve coletar frutas e caçar animais para manter seu nível de stamina (resistência) alto. Depois de caçar os animais, Snake pode comê-los, dando inclusive uma resposta sobre o gosto do alimento. Comer demais um mesmo tipo de comida diminui a eficácia, ou seja, a melhor opção é variar o cardápio. Esse parâmetro também mede o quanto o protagonista pode se suportar quando dependurado nas bordas de um precipício ou ponte e a velocidade com que se recupera sua barra de life. Eventualmente ele pode inclusive sofrer fraturas e cortes mais graves, sendo necessário aqui o uso de equipamentos médicos especiais, cabendo ao jogador curá-lo no local onde foi atacado. Ainda quanto às frutas, algumas delas são venenosas e podem deixar Snake doente. Neste caso, a única opção para cura é um antídoto.

Que a força esteja nos seus dedos

Uma das coisas que chama a atenção é a quantidade de opções da jogabilidade. Além das maneiras clássicas de se despistar um inimigo, tal como bater em um obstáculo para produzir sons que o atraia, é possível jogar uma fruta envenenada e fazer com que um incauto inimigo esfomeado a coma. A presença de equipamentos como sonar fazem uso da função de vibração , tremendo em resposta à presença de inimigos móveis por perto. O sistema de organização do inventário é mais intuitivo, dando a opção ao jogador de deixar disponível na tela do jogo apenas os itens que lhe interesse, acessados através dos botões L2 e R2.

Algo que o jogador deve ter ciência antes de procurar dar golpes como estrangulamento é o fato de que muitos dos comandos dependem da força aplicada ao pressionar o botão em questão. Para conseguir agarrar com sucesso um inimigo por trás, deve-se apertar firmemente o botão correspondente. O mesmo vale para quando se está segurando suspenso em um obstáculo pois Snake só conseguirá subir são e salvo caso L2 e R2 sejam apertados com força ao mesmo tempo.

Solid “Novato” Snake

A apresentação gráfica realmente tem uma proposta cinematográfica. Já no início, os créditos das vozes e criação são apresentados tal como se fosse em um filme. As cutscenes são bastante emocionantes e contém um apelo típico dos filmes de ação. Apesar dos diálogos não serem brilhantes, em especial nas perguntas que revelam o despreparo técnico do Snake (um novato aqui, já que seu comportamento não condiz exatamente com a de um combatente altamente preparado), o jogo contém uma história interessante. Os personagens, mesmo os inimigos, são cativantes e faz com o que jogador facilmente seja imergido na história. O gráfico em si também contribui para tanto, através das florestas densas, das luzes dinâmicas e dos personagens bem desenhados.

A trilha sonora é excelente assim como os efeitos sonoros. É fácil perceber como a intensidade e a ambiência variam conforme a situação. A presença de um microfone direcional, que amplifica os sons de determinada direção, contribui ainda mais para tornar mais relevante o papel auditivo neste jogo. As músicas contém uma boa dose de vibração, em especial nas recorrentes cutscenes.

Quanto às velhas versões para o antigo MSX

No segundo disco do jogo, chamado Persistence, estão inclusos emulados as duas primeiras versões de Metal Gear. Uma boa notícia para os fãs e mesmo para aqueles que estão lidando agora com a série, já que muitas características do jogo nunca mudaram. O destaque deste jogo cabe, entretanto, ao modo Snake Vs. Monkey. Aqui o protagonista deve derrotar inúmeros macacos frutos de uma experiência científica estranha, através do uso principalmente de uma pistola de água e granadas de estonteamento. O modo online também contribui bastante para aumentar o valor desta nova versão, através da adição de mapas pré-definidos e possibilidade de vários jogadores atuando simultaneamente.

Para aqueles que jogaram a versão Snake Eater

Com essas opções, principalmente o foco de câmera móvel em terceira pessoa, Subsistance se torna um jogo dispensável para aqueles que já jogaram Snake Eater. A não ser para os fãs mais fervorosos, não há nada essencialmente novo nesta versão. A experiência muda um pouco e as estratégias variam ligeiramente, mas não o suficiente para justificar uma nova compra. Para aqueles que nunca tiveram contato com este título, realmente vale a pena dar uma tentativa.

IMAGENS

VIDEO

DICAS

Guia dos Kerotan Frogs

Os 5 primeiros aparecem durante a virtuous mission:

1- Dremuchij South: Pegue a sua mochila, suba novamente na árvore, entre na
visão 1ª pessoa e olhe para o morro à direita da árvore. O sapo está por lá.

2- Dremuchij Swampland: Passe do pântano, quando estiver no 2º gramado alto,
você o encontra à sua direita.

3- Dremuchij North: Siga em frente e entre na 2ª entrada à direita. Continue
nessa direção até encontrar um tronco com um buraco, fique na parte de trás
dele e olhe em 1ª pessoa. Você o verá. Mande uma bala bem no meio do olho dele.

4- Dolinovodno: Olhe na ponte, localize o pilar do sudoeste. O sapo pode ser
encontrado bem no topo do pilar.

5- Rassvet: Vá para o prédio destruído. Localize a escada, perto dela, à
esquerda, você vê um buraco na parede. Olhe nele e veja o sapo. Atire nele.

O restante deles aparecem na continuação do jogo:

6- Dremuchij East: Siga um pouco até chegar a uma nova clareira. Você verá um
monte de troncos à sua esquerda, se abaixe e olhe nesses troncos.
Você encontra o sapo aí.

7- Rassvet: Como você estava sem armas, ainda não dava pra pegar os outros
sapos que tem, mas não se preocupe. Nessa tela, pegue o rifle AK-47 em cima das
escadas. Siga para o mesmo local da virtuous mission, mas agora vá para a
direita da escada e olhe para debaixo dela. Aí está ele.

Agora volte:

8- Dolinovodno: Localize a ponte e olhe no topo do poste perto de você à
esquerda. Acabe com ele!!

9- Dremuchij North: Vá voltando e entre na 2ª entrada a direita, veja a árvore
que você pode escalar e vá até o fim do galho. Olhe no morro perto de ti e veja
ele.

10- Dremuchij Swampland: Volte para o pântano e vá para a ilha do meio. Mate os
crocodilos todos pra não te atrapalharem. Vá para a terra à esquerda da ilha.
Vá para o norte ao máximo e veja uma árvore encostada no morro. Olhe entre o
morro e a árvore. Aí está ele.

11- Dremuchij South: Volte e passe por baixo do tronco. Siga para a esquerda e
suba nos troncos. Continue para a esquerda nessa pequena clareira e vá para o
noroeste ao máximo. Olhe para cima e acabe com ele.

Agora volte para Rassvet e prossiga normalmente no jogo.

12- Chyormij Prud: O safado está embaixo d’água. Siga um pouco para a direita e
depois siga tudo pra frente até ver uma árvore encostada num morro. Cuidado com
os crocodilos! Mergulhe e veja ao lado esquerdo da árvore, o sapo. E se você
quiser ter mais facilidade para achar os sapos, tem o uniforme GA-KO no
nordeste do lago, dentro dele. Esse uniforme, faz com que você escute eles
falando GA-KO, mas só vai contar como pego, se você o acertar um tiro.

13- Bolshaya Past South: passe pela 1ª cerca, pela 2ª e quando chegar na 3ª, vá
para a direita ao máximo e fique pertinho da cerca, olhe para a esquerda e veja
ele na raiz da árvore.

14- Bolshaya Past Base: Entre no prédio no centro da tela, vá para o quarto com
várias camas, se abaixe, olhe para o sul e veja embaixo de uma mesa, um sapo.

15- Bolshaya Past Crevice: Esse safado viado tem que ser pego durante a batalha
contra Ocelot. Após a luta começar, siga para a direita até bater numa parede.
Depois, olhe para o sul. Ele está lá! Seja rápido pra não levar dano do Ocelot.

16- Chyornaya Peschera Cave Branch: Vá para as cachoeiras, olhe para o pequeno
buraquinho entre elas, vire-se e entre na entrada em frente. Siga até o fim e
rasteje e chegue a uma área aberta, continue rastejando e passe por mais esse
local, continue indo até não dar mais. Quando chegar em um local onde não tem
um buraco no chão, olhe para ele e olhe pra frente e veja o sapo.

17- Chyornaya Peschera Cave: Chegue ao lago onde você enfrenta The Pain. Mate-o
e olhe para cima, no buraco do teto para ver um sapo. Mire com a AK segurando
L1 para mirar com mais precisão.

18- Chyornaya Peschera Cave Entrance: Siga o caminho até chegar em uma clareira
escura onde tem vários animais, ao chegar nela, você verá, à sua esquerda, uma
pequena cavidade, entre nela rastejando, já que tem minas. Quando estiver no
fundo dela, vire-se para a sua entrada e olhe pra cima. Um sapo está admirando
a paisagem. Acabe com sua descontração.

19- Ponizovje South: Siga um pouco, não muito e olhe para a esquerda. Atrás de
uma rocha, está um sapo bastante escondido.

A próxima área é um pouco fácil de se perder, fique atento quando o rio começar
a encurtar, vire parar a esquerda numa continuação em sua esquerda, OK?

20- Ponizovje West: cuidado com os guardas e mergulhe. Siga para o pier e tome
conta dos guardas, então mergulhe e olhe para o noroeste da parede no poço,
onde tem uma grade. Fique de frente para a grade e veja um sapo dentro do tubo.
Atire nele.

21- Ponizovje Warehouse: Exterior: Vá para o pier mais da esquerda, tome conta
dos guardas e suba nele. Vá para baixo e olhe na sua direita, um portão
vermelho. Vê aquele pontinho verde em cima do portão? É o sapo, atire nele.

22- Ponizovje Warehouse: Tome conta dos guardas, primeiro de tudo, desça as
escadas e olhe para a esquerda. Suba nas caixas brancas que tem lá. Deite e
olhe para cima. VocÊ verá um sapo no teto esperando para levar um tiro. Faça
esse favor a ele.
Obs.: Você só irá conseguir vê-lo, se você tiver a SVD em mãos. Se não tiver,
volte para Ponizovje West e entre no prédiozinho para ganhar uma.

23- Graniny Gorki South: Facinho. Siga em frente até chegar no local que irá
para a outra tela. Quando chegar lá, encare a câmera, e olhe para a direita na
árvore. O sapo está bem na ponta deste galho.

24- Graniny Gorki Lab Exterior: Outside Walls: Vá para a esquerda ao máximo e
passe por debaixo da grade. Agora, siga em frente até a grama, quando chegar
nela, levante-se e encoste-se na parede e olhe um pouco para a esquerda em 1ª
pessoa. O sapo está em cima de uma pedra.

25- Graniny Gorki Lab Exterior: Inside Walls: Se você entrou pela porta, será
muito mais fácil: Entre nela e veja em sua frente, uma casa. Passe para o outro
lado desta casa que tem a porta fechada com madeiras e olhe para uma janela. Aí
está ele, em cima de algumas caixas.
Se entrou pelo buraco, tome conta dos guardas na grama mesmo e siga em frente
até chegar na casa a com porta bloqueada. Olhe na janela e veja o sapo nas
caixas.

26- Graniny Gorki Lab 1F: Siga em frente e entre no corredor à direita, antes
da porta, siga este corredor até ter em sua direita, um grupo de ármarios. Em
cima de um deles, tem um sapo.

27- Graniny Gorki Lab B1 West: Siga o corredor todo e entre na porta à esquerda
que tem um cientista e uma TV. Tome conta do cientista, e olhe na esquerda,
perto dos ármarios um sapo.

28- Graniny Gorki Lab B1 East: Siga o corredor até chegar nas celas, tomando
cuidado com as tarantulas no caminho. Siga até a última cela e veja, no criado-
mudo, um sapo.

29- Svyatogornyj South: Siga em frente um pouco até a grama. Ande um pouco mais
e vire pra trás. Olhe pra cima e veja, bem na curvazinha, onde tem o concreto e
a poeira, um sapo.

30- Svyatogornyj West: Siga em frente e vire a esquerda. Continue seguindo até
chegar em um tronco com um buraco. Olhe em direção norte e veja, um sapo em
cima de um pequeno morro.

Este local, Svyatogornyj East, assim como Ponizovje West, é fácil de não ser
percebido. Para ir a ele, faça o seguinte: Vá para a tela de luta contra The
End e comece a luta contra ele, mas quando começar, volte para Svyatogornyj
West. Então desça um pouco, grudado nas árvores à direita e quando der, entre à
direita e siga até chegar em Svyatogornyj East.

31- Svyatogornyj East: Siga em frente
até sair em uma clareira com uma cabana bem grande. Cuidado com os guardas.
Suba as escadas e entre nela. Continue seguindo para a esquerda da cabana até
chegar ao fim dela. Quando acontecer, olhe para o sul numa prateleira, para ver
um sapo.

32- Sokrovenno South: Siga para a esquerda até ver em cima da tela, um prédio
de munição. Suba a rampa e vá para a lateral direita do prédio. Fique bem na
beirada e olhe para a esquerda. Você vê uma rocha e um sapo. Rápido antes que
The End o veja.

33- Sokrovenno West: Encontre o rio e siga para o sul dele até não poder mais.
Quando encostar na parede, rasteje e olhe para o sul. Você verá um sapo. Atire
nele antes que The End o veja.

34- Sokrovenno North: Venha pela saída sul e veja um morro. Se encoste no morro
e siga ele encostado. Vai ter uma hora que vão começar a aparecer árvores no
caminho. É aí que você olha para a raiz da árvore. Veja entre a árvore e o
morro, um sapo na raiz de uma das árvores.

35- Krasnogorje Tunnel: Siga um pouco, olhe pra trás na esquerda da tela. O
sapo está atrás de um pilar na parede.

36- Krasnogorje Mountain Base: Esse é meio difícil. Siga para todo o Noroeste
do local, pegue a SVD e olhe, na parede que terá em sua frente, no topo dela,
um sapo.

37- Krasnogorje Mountainside: No topo desta tela, onde tem vários prédios de
munição onde nesse terá comida, no topo dele, tem um sapo.

38- Krasnogorje Mountaintop: Logo após começar essa tela, siga tudo para a
direita até não dar mais. Quando encostar na parede, olhe para a parede ao sul
e veja, atrás de uma rocha, um sapo.

39- Krasnogorje Mountaintop Behind Ruins: Pegue a sua SVD, deite e olhe para
Groznyj Grad. Você pode ver em sua frente, uma torre de controle. Procure nela,
um sapo bem na ponta de uma parte dela.

40- Krasnogorje Mountaintop Ruins: Volte até onde tem uma cama. Quando ver a
cama, olhe para ela em 1ª pessoa, olhe para cima para ver um sapo numa
prateleira.

41- Groznyj Grad Underground Tunnel: Muita gente diz que precisa ser na batalha
contra The Fury… mas não precisa!! Desça todas as escadas e siga o corredor.
Quando chegar naquele local onde tem um buraco em sua frente, pegue a SVD e
olhe para a frente. Procure, em cima de um cano vermelho, um sapo. Se você não
o achou, começe a batalha contra The Fury e entre na sua direita logo após o
começo. Olhe para cima no cano vermelho e atire no sapo.

42- Groznyj Grad Southwest: Siga para a esquerda até estar num tipo de rua,
onde tem prédios à sua direita e à esquerda. Vá para o prédio da esquerda-meio
veja dentro dele, em cima de um tanque, um sapo.

43- Groznyj Grad Northeast: Corra para a direita até num dar mais, depois siga
para a frente. Passe por um pequeno prédio com comida. Bem no norte desse
prédio tem um buraco. Pule dentro dele e rasteje para a esquerda. Continue e
rasteje para a esquerda e pro sul até chegar a um lugar que você pode virar à
direita. Depois de virar, o sapo estará logo em sua frente atrás de uma pequena
grade.

44- Groznyj Grad Southeast: Suba no prédio que tem lá. Vá para o sudoeste do
teto do prédio. Olhe para a direita da tela e veja, em sua frente, um sapo.

45- Groznyj Grad Torture Room: Entre no prédio que você estava em cima. Siga em
frente e vire para cima de onde você está e entre numa porta que tem mesas.
Olhe para essas mesas, rasteje e embaixo de uma delas, tem um sapo.

46- Groznyj Grad Northwest: Corra para cima até passar pelos tanques, você verá
um carro e uma pilha de caixas em sua frente. suba nas caixas e olhe na cerca.
Tem um sapo em cima das escadas.

47- Groznyj Grad Weapons Lab: East Wing: Siga para o norte e suba as escadas.
Entre nessa sala e veja em cima de uma prateleira, um sapo.

48- Groznyj Grad Weapons Lab: West Wing Corridor: Tranquilize os guardas de sua
posição e olhe para o sul das janelas. Em cima de um poste de energia, está um
sapo. Use a SVD para ter certeza que vai acertar.

Não existem sapos no esgoto, por incrível que pareça.

49- Tikhogornyj: Siga para o sul do rio. Quando encostar nos troncos, rasteje e
olhe para o sul do rio. Você verá um sapo.

50- Tikhogornyj: Behind Waterfall: Siga tudo e entre na porta. Olhe para as
escadas e vire-se pro sul. Então olhe para cima e pra direita pra ver um sapo
em cima de um cano.

51- Groznyj Grad Weapons Lab: Main Wing: Suba as escadas, siga tudo para a
esquerda e se pendure e caia no local mais alto. Agora siga para o norte até
ver um tanque de gasolina. Fique encostado nele, vá para a direita, e veja
entre um painel de controle e outro, um sapo.

52- Groznyj Grad B1F: Era o que faltava. Esse sapo terá que ser acertado
durante a batalha contra Volgin. Equipe a máscara de Raikov para Volgin não te
atacar por um instante, olhe para a esquerda e pra cima. Bem na beirada, um
sapo será visto.

Agora sim o bicho pega… SALVE EM CADA CENA DA MOTOCICLETA. SE VOCÊ PERDER UM
DELES, APERTE AO MESMO TEMPO: R1, R2, L1,L2, START, SELECT PRA SAIR DO JOGO E
DÊ UM LOAD.

53- 1ª parte de motocicleta: Quando EVA parar a moto e tiver vários soldados
atirando em você nas janelas de vidro, olhe para a direita e localize uma torre
e lá estará o sapo. Use a SVD para encontrá-lo.

54- 2ª parte de motocicleta: Quando EVA começar a passar pelo meio de vários
prédios, você verá à sua esquerda, uma máquina que levanta caixas e um sapo no
assento. Tira ele de lá!! Ele tá sem carteira de motorista!

55- 3ª parte de motocicleta: Esse é MUITO difícil. Acabe com os guardas das motos
até EVA virar. Aí, esqueça ele e se concentre na esquerda da estrada. Passando
por 2 entradas à esquerda, você poderá encontrá-lo em cima de uma placa. Use a
SVD bastante rápido! Se não o acertar, morra.

56- 4ª parte de motocicleta: Logo após o começo, quando vier uma entrada à direita,
você verá um sapo em cima de uma plaquinha perto da curva.

57- Groznyj Grad Rail Bridge (dando uma de sniper): Levante-se e
olhe para baixo da ponte, onde tem os suportes dela. Vê na ponte, 2 arcos
paralelos, um mais perto e outro mais longe de você? Olhe para o mais longe e
veja, entre a 2ª e 3ª coluna da esquerda para a direita, um sapo.

58- Groznyj Grad Rail Bridge (lutando contra Volgin pela 2ª vez): Logo após a
motocicleta, pegue a SVD e olhe, bem em sua frente, uma torre de controle. O
sapo é encontrado por lá, num lugar mais baixo dela.

59- 5ª parte de motocicleta: Bem no fim da área, vai ter uma blitz com bancadas
para impedir sua passagem e EVA vai virar à direita. Bem embaixo dessas
bancadas, entre a do meio e a esquerda. Solte um míssel de RPG para acertá-lo.

60- 6ª parte de motocicleta: Pegue a sua RPG-7 e fique vigiando a sua direita.
O sapo estará em frente à uma grande rocha, logo depois de um tronco.

61- 7ª parte de motocicleta: Olhe para a esquerda, MUITO BEM. O sapo estará em
cima da 1ª rocha que você vê. Use a RPG-7 também.

62- Zaozyorje South: Depois de que os guardas entrarem em CAUTION para te pegar
siga para a esquerda e quando chegar em uma clareira, continue à esquerda. Você
estará em cima de uma ponte de madeira. Olhe para a direita da tela e então pra
baixo. Você verá um sapo quase caindo do penhasco. Derrube-o!! XD

63- Zaozyorje East: Passe da 1ª clareira até chegar à uma bifurcação com uma
grande árvore. Encoste-se no morro e olhe para trás da árvore. Tem um sapo bem
aí.

64- Rokovoj Bereg: PRA VARIAR… ele está na luta contra The Boss. VOCÊ PRECISA
O ACERTAR DURANTE A LUTA CONTRA ELA.
Vá para qualquer canto da tela e fique mirando com a SVD o topo das árvores. Em
um desses topos, está um sapo.

DETONADO

METAL GEAR SOLID 3: SUBSISTENCE

Por Marcos Encarnação Said (GameVicio)

Comandos
Analógico esquerdo___ Movimentar Snake
Analógico direito____ Controlar câmera
Digital_____ Andar em modo stealth
X______ Abaixar
Círculo_____ Golpear
Quadrado_____ Atirar / Usar arma / Agarrar inimigo
Triângulo_____ Ação
L1______ Reposicionar a câmera
L2______ Inventário de equipamentos
R1______ Visão de 1ª pessoa
R2______ Inventário de armas
R3______ Fixar câmera
Start______ Menu / Mapa
Select______ Comunicador
X enquanto correr____ Salto para frente

Alternando rapidamente: Muitas vezes você apenas deseja guardar seu equipamento ou arma atual ou mesmo selecionar o último equipamento/arma usado. Faça isso pressionando rapidamente o botão L2 para equipamento e R2 para armas.

Salvando seu progresso: Selecione o comunicador, veja as freqüências armazenas e conecte-se em 140.96.

Camuflagem: Você pode pintar o rosto e escolher uma roupa apropriada a cada ambiente, isto aumentará consideravelmente o fator stealth mostrado no canto superior direito da tela.

Stealth: Megal Gear Solid, assim como a série Hitman, permite a você jogar em modo silencioso (stealth) ou sair matando todos. O mais divertido é ser stealth e conseguir matar sem fazer barulho ou então passar despercebido por um grupo de inimigos. Caso você fracasse no stealth, as conseqüências serão graves, pois haverá a necessidade de combater um grande número de inimigos.

Cura: Snake pode receber todo tipo de ferimento, seja uma picada de cobra ou uma fratura. Para ajudar Snake a se curar, utilize o menu “cure”, selecione a parte do corpo afetada e siga as instruções para acabar com o ferimento.

Status de alerta: Quando Snake é localizado por um inimigo. Um cronômetro juntamente de um texto explicativo. Seja qual for o status, o melhor a se fazer é dar o fora do local em que o inimigo lhe viu pela última vez e esconder até que a situação se normalize.

DREMUCHIJ SOUTH

Aguarde a bela animação do resumo da missão sendo passado a Snake, em seguida, ele salta de pára quedas na selva – você pode usar o botão R1 em certos momentos para obter a visão de primeira pessoa. Após receber todas as instruções pela rádio, suba a colina à direita e pegue um kit médico. Desça novamente, abaixe-se e rasteje por debaixo do tronco de árvore. Antes de deixar a área, Snake precisa recolher a mochila com os equipamentos; ela se encontra pendurada no galho da árvore, fique diante do tronco desta árvore, pressione o botão de ação para subir e pegue a mochila. Deixe o local. Atire na cobra antes.

DREMUCHIJ SWAMPLAND

Teste como funciona o sistema de camuflagem e veja como melhorar seu fator stealth. Chegando ao pântano, note que vários crocodilos estão por perto. A melhor maneira de atravessar é avançar pela lama até a porção de terra firme na metade (não se aproxime muito do crocodilo) e alcançar o outro lado.

DREMUCHIJ NORTH

Esconda-se atrás da pedra e aguarde até o que o inimigo esteja próximo, você terá a oportunidade de atacá-lo pelas costas, seja com a faca ou com a arma tranqüilizante. Avance para a outra área, dispare a arma tranquilizante no inimigo mais próximo e rasteje em meio à vegetação até a nova – corra se for descoberto.

DOLINOVODNO

Espere o inimigo ir para o lado direito da ponte, então desça o barranco e esconda-se atrás da árvore. Empunhe a faca, aproxime-se pelas costas e acabe rapidamente com ele. Arraste o corpo para a vegetação e volte a se esconder atrás das árvores enquanto aguarda o segundo inimigo; repita o mesmo procedimento. Fica restando um do outro lado da ponte – use o binóculo para saber quando pode atacar. Siga em frente além da ponte.

RASSVET

Os inimigos estão fazendo ronda na estrada; mova Snake pela vegetação e esconda-se atrás das árvores. Use constantemente o detector de movimentos para saber se não há inimigos por perto. Contorne a cabana pela direita, suba a escada de mão, pendure-se na borda do telhado descoberto e caia.
Após a animação, não existirá nenhum inimigo disponível para combate na área. Faça o caminho de volta.

DOLINOVODNO 2

The Boss aparece e mostra-se um desertor. Acaba por jogar seu pupilo Snake no rio.

DOLINOVODNO RIVERBANK

Snake está todo machucado e precisa se curar. Selecione a opção “Cure” e você verá todos os ferimentos de Snake. Cada tipo de ferimento necessita de tratamento especializado, por exemplo, um corte profundo precisa ser desinfeccionado e estancado com uma bandagem. Cure todos os ferimentos de Snake.

DREMUCHIJ EAST

Apenas vá para o norte.

DREMUCHIJ NORTH

Desça com cuidado do barranco, perceba que existe uma corda que “poderia” vir a ser útil. Snake se encontra mais uma vez com a Boss e mais fraturas precisam ser cuidadas, faça o mesmo procedimento para realizar a cura. Assim poder controlar Snake novamente, esconda-se na vegetação enquanto o alerta estiver na tela. Fique atento a cobras, elas estão por toda a parte, mate-as ou se receber uma picada, visite o item “Cure” no menu e utilize a opção apropriada. Ataque o inimigo que ficar só, lembre-se que você possui apenas a faca, pois a Boss tem o costumo de quebrar seu revólver. Existe mais um inimigo solitário no caminho. Vá para a área seguinte.

DOLINOVODNO

Existe apenas um inimigo vigiando a ponte. Mas lembre-se que você ainda não possui armas, assim, ataque somente pelas costas. Cruze a ponte.

RASSVET

A área está livre de inimigo; vá sem medo. Entre na fábrica e examine o quarto onde o doutor foi encontrado (depois da única porta intacta). Pegue um óculos de visão térmica no armário e assim que sair, uma garota de moto surgirá matando os soldados que estavam à sua espera. Durante o diálogo, ative o modo de primeira pessoa e veja que Snake não tira os olhos das belas formas que a garota insiste em exibir.
A garota sai pelo alçapão; vá atrás dela. Os portões estão trancados e só se abrirão quando você matar os sete inimigos. Snake leva uma vantagem considerável ao pode se rastejar por debaixo da fábrica, além disso existem várias entradas/saídas. Deixe o local.

CHYORNYJ PRUD

Vá para a água, nade e cuidado com os crocodilos. Siga na direção dos troncos de árvores, mergulhe e passe por debaixo deles. Assim que alcançar terra firme, receba a chamada de Eva. Rume para a estrada, porém tenha cuidado com a armadilha no chão.

BOLSHAYA PAST SOUTH

A cerca está eletrificada. Vá para o lado esquerdo, empunhe o revólver e atire na caixa de suprimento de energia (talvez sejam necessários dois ou mais tiros). Assim que estiver desligada, vá para o lado direito e rasteje pela abertura. A área seguinte está repleta de minas terrestres e aconselhamos a você rastejar para evitar entrar em contato com alguma delas e atrair a atenção dos inimigos. Escale a árvore com uma textura mais clara que está ao lado da cerca eletrificada, ande sobre o galho e caia do outro lado da cerca.
Siga pela esquerda, atire na caixa de energia da cerca localizada à direita. Perceba que existe uma abertura no centro da cerca, para passar por ela, execute o salto para frente, isto é, corra e aperte o botão de abaixar. Na próxima cerca, não é preciso atirar na caixa de energia; apenas acabe com o inimigo que vigia a passagem e depois vá pela esquerda.

BOLSHAYA PAST BASE

Fique atento ao guarda que faz a ronda externa, se ele estiver distante, corra rapidamente para dentro dos limites da cerca e avance rastejando pela trincheira direita. Assim que tiver uma boa visão do inimigo que controla a metralhadora montada, atire nele e jogue o corpo na trincheira. Esconda-se atrás do muro e aguarde o guarda que faz a ronda no helicóptero. Fica restando o inimigo na outra metralhadora que por sinal vigia o caminho para onde você deve ir. Dica: Vasculhe as instalações em busca de munição e outros itens.

BOLSHAYA PAST CREVICE

Luta com o exibido das pistolas. Existe munição no chão e no alto da árvore direita. Antes de ininicar o combate com ele, é aconselhável matar duas cobras que ficam na vegetação, pois elas podem atacar em um momento importante. Embaixo do medidor de saúde, você pode conferir como anda a quantidade de munição no latão do revólver do inimigo, ataque principalmente no momento que ele estiver recarregando e você terá bastante tempo para mirar e acertar. É possível aproveitar também os momentos em que ele fala algumas frases provocativas._ Dica: É imprescindível usar a visão em primeira pessoa.

CHYORNAYA PESCHERA CAVE BRANCH

Em meio à escuridão, você poderá encontrar vários caminhos e até um deles submerso. Explore bem o local em busca de itens e mate animais para ganhar ração. O caminho ideal é rastejar por um buraco perto de um grupo de ratos e cobras.

CHYORNAYA PESCHERA CAVE

Continue em frente até encontrar o lago iluminado. Aqui você enfrentará o Hornet Soldier. Pegue a AK-47 e comece a disparar tanto sobre a plataforma quanto na água. Caso possua granadas sobrando, jogue algumas contra ele. Mergulhe sempre que as vespas se aproximar, mas fique atento à sua respiração. A segunda parte é um pouco mais difícil, então abuse das granadas e mate o mais rápido que você puder. Siga para a passagem na margem.

CHYORNAYA PESCHERA CAVE ENTRANCE

Veja se precisa de curativos, aqui é o local ideal por não haver inimigos. Mate alguns animais para pegar comida, recolha o detector de minas na saliência da parede e pegue também os cogumelos. Vá descendo a rampa e dirija-se ao local iluminado.

PONIZOVJE SOUTH

Ande com a água até seus joelhos, isto diminui muito sua velocidade. Tenha cuidado com as luzes dos helicópteros, caso você seja encontrado, espere por um ataque. Siga em frente.

PONIZOVJE WAREHOUSE: EXTERIOR

Existem apenas dois guardas, mas você leva desvantagem por ainda estar dentro d’água e o local contar com uma iluminação que não permite visibilidade abaixo de 60%. Espere o inimigo mais próximo dar às costas, então nade sem fazer muito barulho e suba. Seja rápido e mate-o com a faca, empunhe a pistola com silenciador, pois é bem possível que o outro soldado possa tê-lo visto. Atravesse o corredor.

PONIZOVJE WAREHOUSE

Encoste-se na parede e veja que existe um soldado rondando nas proximidades. Espere ele se virar, desça a escada e ataque com a faca. Você estará perto de outra escada; suba, mas sempre posicione bem a câmera já que existe mais um soldado. Saia pelo portão vermelho à direita.

GRANINY GORKI SOUTH

Esta parte da floresta é cheia de armadilhas principalmente com cordas. A saída está do outro lado, porém é fácil de se perder caso não utilize a bússola.

GRANINY GORKI LAB EXTERIOR: OUTSIDE WALLS

Antes de mais nada, esteja com a camuflagem apropriada para a noite. Rasteje até os limites do muro pela esquerda. Perto da caixa de força da cerca, localize uma abertura na parte inferior da cerca e rasteja através dela assim que o guarda não estiver olhando. Ataque o guarda somente quando ele estiver próximo da esquina, pois o cachorro logo adiante pode alertar o outro guarda. Um jeito simples de se livrar posteriormente do cão é ficar nos arbustos e esfaqueá-lo caso ele note sua presença.
Existe uma porta do outro lado dos muros, porém está trancada. Encoste-se nela e pressione o botão de golpear para Snake bater fazendo o guarda pensar que você seja um deles querendo entrar. Esconda-se atrás das caixas e ataque assim que o guarda sair. Entre em seguida.

GRANINY GORKI LAB EXTERIOR: INSIDE WALLS

Apenas um guarda vigia a entrada do laboratório, ataque-o com a faca e antes de entrar no laborátorio, visite a pequena instalação à direita, lá, você encontrará a arma XM16.

GRANINY GORKI LAB 1F

Se você tiver a roupa de cientista será fácil perambular pelos corredores, do contrário você encontrará alguns guardas pelo caminho. Lembre-se que o uniforme de cientista não permite a Snake usar armas, ele engana os guardas, mas não consegue despistar os cientistas. O caminho é descendo a escada depois da porta no canto perto do início desta área (onde você encontrou o primeiro guarda). Mas primeiro faça uma visita ao piso superior, passe pela porta que o leva para a área externa e pegue o uniforme Choco Chip.

GRANINY GORKI LAB B1 WEST

Passe rapidamente pelos cientistas antes que eles o identifiquem como um intruso. Fale com o gordão no escritório que passará novas informações sobre a posição de Sokolov. Faça todo o caminho de volta até a floresta.

GRANINY GORKI SOUTH 2

Assim que Snake volta para a floresta, recebe algumas flechas envenenadas de Fear. Visite o menu “Cure”, elimine o veneno e remova a flecha de sua perna. Resta realizar o combate com Fear que permanece invisível e saltando de galho em galho: teoricamente impossível de derrotar se não fosse pela visão térmica. Ative-a e empunhe uma metralhadora como a AK-47, o resto é questão de tiro ao alvo.

PONIZOVJE WAREHOUSE 2

Desça as escadas, mas fique atento aos dois guardas. O cartão que você recebeu do gordão abre a porta vermelha no alto da outra escada.

SVYATOGORNYJ SOUTH

Apenas receba uma ligação estipulando seus objetivos e suba a colina.

SVYATOGORNYJ WEST

Mate dois soldados logo no começo e rume para o setor leste.

SVYATOGORNYJ EAST

Antes de chegar à cabana, é preciso lidar com três soldados. Também é bom deixar claro que a visita à cabana é exclusivamente para você recuperar munição. A cabana pode ser adentrada por uma passagem embaixo, isto é, Snake pode ir rastejando até encontrar o alçapão. Snake também pode tentar assumir o controle da metralhadora montada.
Volte para Svyatogornyj West e rume o norte.

SOKROVENNO SOUTH

O legendário franco-atirador The End é gloriosamente apresentado. Sua pele não permite que ele seja visualizado pela visão térmica, todavia as pegadas deixadas por ele sim. Existem dois estilos distintos de combate que Snake pode adotar e depende de sua preferência e habilidade: combatendo à distância com o rifle sniper ou sair à caça rastejando furtivamente até ele e atacar de perto.
Se você não possuir um rifle sniper, pegue-o na instalação em Sokrovenno South. Definido o seu estilo de jogo, esteja ciente que The End pode andar livremente pelos três ambientes assim como Eva explicou-lhe. Outro detalhe crucial é que você não precisa se preocupar com sua saúde, apenas com a estamina, já que a arma usada por The End dispara apenas tranqüilizantes. Quando toda a estamina de Snake estiver drenada, The End o jogará na prisão, mas Snake pode voltar para a arena de combate e retomar a disputa. Dica: Todo dado que The End acertar fica alojado no corpo de Snake e deve ser removida através do menu “Cure”; alimente-se bem para que a estamina não fique baixa.
Esteja em Sokrovenno North e avance pelo túnel que foi desbloqueado.

KRASNOGORJE TUNNEL

Mate alguns animais para reabastecer seu suprimento e suba a escada de mão gigantesca. Snake passará alguns minutos subindo ela, então não fique desesperado pensando que não tem fim!

KRASNOGORJE MOUNTAIN BASE

Mude sua camuflagem e aventure-se pelo deserto. Perceba que não existem muitos obstáculos a não ser os desníveis do terreno. A situação fica muito complicada se algum soldado requisitar reforço do QG, pois virão soldados armados com lançador de granadas. Vasculhe a encosta da montanha e veja que existem itens numa plataforma acima, para chegar lá, rasteje através de um buraco normalmente perto de uma cobra.

KRASNOGORJE MOUNTAINSIDE

A subida até o topo da montanha abriga uma série de aberturas nas paredes que revelam bons itens a serem recolhidos. Os helicópteros fazem rondas constantes, todavia só serão uma ameaça real se os guardas alertarem o QG. Perto do topo da montanha, você deverá avistar várias pequenas instalações, vasculhe-as em busca da arma RPG.

KRASNOGORJE MOUNTAINTOP

Acabe com os poucos guardas na área e faça seu caminho através das trincheiras, elas o guiarão até um portão vermelho.

KRASNOGORJE MOUNTAINTOP RUINS

Encontre-se com Eva novamente em trajes perturbadores.

KRASNOGORJE MOUNTAINTOP: BEHIND RUINS

Salve o jogo. Faça o caminho de volta para Krasnogorje Mountaintop Ruins. Fique atento aos novos inimigos equipados com lança-chamas ou flamethrower. A chave que Eva lhe deu, abre uma porta vermelha nesta área e pode ser encontrada mais facilmente usando o mapa.

GROZNYJ GRAD UNDERGROUND TUNNEL

Desça as escadas, cruze a passarela seguindo pela esquerda e desça a escada de mão. Snake se confronta com mais um chefe: Fury. Ele manuseia um lança-chamas e também possui um equipamento permitindo a ele voar pequenas distâncias.
Snake possui muitas vantagens neste combate: muitos corredores e pilares para se esconder, pouca luminosidade do cenário e abundância de espaço para se deslocar e fugir das chamas. Certamente você desejará utilizar a arma RPG e mandar o chefe rapidamente pelos ares, todavia é aconselhável usar a AK-47. O esquema é bem simples, deixe-o andar e ataque pelas costas, atire até derrubá-lo no chão e depois fuja.

GROZNYJ GRAD SOUTHWEST

A área é bem aberta e com alguns poucos guardas patrulhando, porém ao ser detectado mais guardas insistentes ficarão à sua procura. Faça o caminho até o interior da instalação.

GROZNYJ GRAD WEAPONS LAB: EAST WING

Vista a roupa de cientista e vasculhe as salas em busca de vários itens. Em seguida, fique na biblioteca e aguarde o coronel de cabelos longos entrar. Dispare um tranqüilizante nele e no cientista. Arraste o corpo do coronel escada acima (ao norte), assim que estiver passando por perto dos armários, acontecerá uma animação de Snake roubando o uniforme do coronel.
Vista o uniforme e dirija-se à porta mais próxima.

GROZNYJ GRAD WEAPONS LAB: MAIN WING

Apenas cruze o corredor.

GROZNYJ GRAD WEAPONS LAB: WEST WING CORRIDOR

Perceba que você precisa estar tanto com o uniforme do coronel quanto com a máscara para que os guardas permitam a você prosseguir. A partir deste momento, ocorre uma animação bem longa que vai desde a localização de Solokov até a tortura de Snake.

Durante o momento em que Boss aproxima-se de Snake, o modo de primeira pessoa revelará a freqüência 144,75 que ao ser usada, destrancará a porta.

GROZNYJ GRAD TORTURE ROOM

Como mencionado acima, conecte-se na freqüência para destrancar a porta. Consulte o menu “cure” e remova o transmissor em seu ombro. Ataque o guarda da cela com o garfo que funciona muito bem como faca para nosso exímio amigo Snake. Passe por Groznyj Grad Southeast e chegue a Groznyj Grad Northeast. Consulte o mapa para localizar a entrada do esgoto. Dica: Como Snake está Naked (está sem roupas), a estamina dele pode cair, então alimente-se corretamente.

GROZNYJ GRAD SEWERS

Desça as escadas. Recolha alguns itens como a ração na base da escada e mate alguns ratos. As grades que bloqueiam sua passagem podem ser contornadas através das aberturas nas paredes.
Assim que Snake ficar encurralado, ele saltará relembrando o clássico filme de Harrison Ford “O Fugitivo”. Snake agora se confrontará com o chefe The Sorrow.
Snake deve permanecer andando pelo rio enquanto o chefe envia os espíritos dos inimigos que você matou durante o jogo. Caso os inimigos toquem Snake, uma pequena parcela de saúde é drenada. O chefe esporadicamente também liberta um raio em espiral que além de drenar a saúde de Snake, o joga a certa distância. Não tente atacar o chefe, apenas ande até que ele acabe com sua energia em poucos segundos. Aparecerá a tela de sua morte, porém não selecione nenhuma opção (continue ou exit). Ative o inventário de equipamento e use a Revival Pill. Missão completada!

TIKHOGORNYJ

Mate o animal mais perto e recupere mais comida. Caminhe sobre o tronco para conseguir chegar do outro lado e vencer a pequena queda d’água. Caminhe pela margem direita da queda d’água principal e você encontrará a passagem escondida.

TIKHOGORNYJ: BEHIND WATERFALL

Siga pelo corredor, entre pela última porta à esquerda e suba a escada de mão. Faça seu caminho até o corredor logo depois dos armários onde você roubou a roupa do coronel.

GRAZNYJ GRAD WEAPONS LAB: MAIN WING

Snake precisa plantar quatro explosivos C4 nos tanques de combustível espalhados pela fase. O posicionamento dos explosivos deve ser estudado com cuidado se você não querer eliminar cada um dos guardas da fase, posicione o explosivo onde eles não vejam.

GRAZNYJ GRAD WEAPONS LAB: MAIN WING B1

O combate com Volgin é extremamente fácil, ao contrário da impressão que lhe é passada. Selecione a arma RPG, mas deixe-a guardada enquanto você se movimenta desviando dos ataques de Volgin; quando ele for recarregar, dispare contra as costas dele que é o local vulnerável. Ou se preferir, use a metralhadora e tente contornar para acertar as costas.
Eva controlará a motocicleta e Snake se encarrega de matar os inimigos no caminho – sua munição é infinita. O próximo inimigo é uma grande máquina, use o seguinte esquema: esteja com a RPG, atire no propulsor esquerdo ou direito fazendo a máquina girar ou apenas imobilizando-a enquanto você ganha a possibilidade de disparar no ponto fraco localizado na parte traseira. Na próxima etapa, Volgin controla a máquina, mas o esquema continua o mesmo, basta atirar nas costas de Volgin.
Depois de alguns trechos na moto. Eva se fere e você deve se aproximar dela e usar o menu “cure” para reanimá-la. Eva continuará ferida e com a estamina sendo drenada; você deve deixá-la com um nível bom para que ela possa andar. Para isso, ande e pressione o botão de ação para chamá-la.
O confronto final com The Boss. Ative a visão térmica já que a roupa usada pela sua tutora confunde-se com as flores. Empunhe a RPG, busque distância e tente acerta-la. Tenha em mente que se o tempo para derrotá-la for muito grande, os caças lançarão mísseis mandando tudo pelos ares. Curte o final cheio de revelações!





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